quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Devaneios inúteis

Às vezes paro para pensar na razão de ter escolhido estudar Turismo. Penso, penso, penso e a resposta custa a saír. Se por um lado achámos que tudo vai correr como queremos, por outro, e à medida que vamos terminando o curso, começamos a ser assolados por uns "calafrios" que nos deixam a pensar se uma licenciatura nesta área terá sido a melhor opção. Pessoalmente creio que sim.

Numa entrevista de 27/11/07 (para ver a entrevista cliquem na data) ao Jornal de Negócios, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, afirmou que "dentro de 10 anos Portugal estará na
linha da frente do turismo mundial". Será verdade? Quero acreditar mas o mundo é muito grande e Portugal é tão pequeno...
Sou pessimista por natureza e gosto de ser assim, mas depois de ler a entrevista a minha visão do futuro ficou, por momentos, mais romântica.

Vim para Turismo e mais concretamente para Coimbra porque acredito que Portugal (e o mundo) precisa cada vez mais de pessoas qualificadas e acima de tudo de pessoas com iniciativa, dinâmicas e claro, que dominem o mega-conceito que é o Turismo. Para além disso, é uma actividade que envolve muita gente e consequentemente, muito dinheiro.
No entanto, quando a visão romântica da coisa até me estava a agradar, o nosso curso, Turismo,
Lazer e Património, veio-me à cabeça... Tragédia!
Se calhar, aquilo que eu pensava também ser importante para o currículo - Coimbra - é capaz de não ser...

Aceitemos isso ou não, o nosso curso é incompleto, subjectivo e muito pouco específico. Não gosto da estrutura do curso e quando se pensava que Bolonha ia trazer novidades agradáveis tivemos mais uma triste surpresa...ficou quase tudo igual.
A meu ver, precisávamos dum plano de estudos mais específico, mais profissional. Claro que não podemos esquecer que o nosso curso também abrange o Lazer e o Património mas não haverá História e Geografia a mais? Em mais de 32 cadeiras é muito triste vermos que afinal "55 ECTS", o que equivale a mais de dez cadeiras, pertencem a "outras áreas" que não ao turismo, ou às línguas ou ao lazer, etc...

"Life goes on" por isso resta-nos estudar e depois? Depois logo se vê.


Atentamente, eU.

14 comentários:

Anônimo disse...

entao baza do curso, baza de coimbra. para andar a fazer um curso k tante te desagrada e blogues de merda mais vale ires prostituir-te

vitinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitinho disse...

uau... é fantástico como existem pessoas incrivelmente incapazes de ouvir opiniões alheias. é uma pena, mas felizmente não somos todos assim. mas já agora, descendo ao teu nível, se achas que este é um blogue de merda porque perdes tempo a abrir esta página e a ler o que aqui se escreve? acho que quem está mal és tu.

Anônimo disse...

realmente acho q cada um é livre d dizer o q pensa, seja bom ou mau, tanto faz pq o "bom" e o "mau" sao subjectivos...

mas nao vale a pena é sermos mal-educados e ofensivos pra ninguem, ja que apesar de muita critica e "brincadeira" presente neste blog, acho q nao se ofendeu ninguem até agora.

deixem os "palavroes" pra quem mora nas barracas e nao teve oportunidade de ir a escola.

sara disse...

um bocadinho mais de ânimo VivásTrupes: o Turismo em Portugal tem das taxas mais elevadas de emprego, 95% li na net, e na Visão de há uns tempos dizia ser apenas ultrapassada pelas taxas de emprego das engenharias mais procuradas. numa outra Visão de há uns meses vinha uma entrevista ao director geral da revista (não é um gajo qualquer) que girava à volta de "nos próximos anos Portugal não terá outra solução para se aproximar às potências europeias senão recorrendo ao Turismo".. não guardei para poder partilhar, mas depois desse post quis ao menos referir!
podemos querer ser "turistas", viajar, agora não esqueçamos que é em Portugal que precisam de nós. pode não ser o curso mais bem estruturado, não o é, mas TLP forma-nos para um bom conhecimento do Nosso país, daí a História e a Geografia.. digo eu, que sou caloira e a experiência é pequenina! logo se vê, certo?
não foi, de todo, um "devaneio inútil"!
Cumprimentos à malta:)

Anônimo disse...

oh daniela, agora é vip?? só quem não foi a escola é que diz palavrões?? a menina não diz nenhum, pois não? a menina é só nível!

Anônimo disse...

Nem sempre os que vivem nas barracas dizem mais palavrões...muitas vezes funciona ao contrário...

Anônimo disse...

Eu quero acreditar que o nosso curso é uma área dinâmica, onde ainda existem muitas oportunidades.

Anônimo disse...

PA LA VROES! PA LA VROES!! PA LA VROES!!! eeeeeeeeh!!! PALAVROES ALLEZ ALLEZ LA LA LA LALALALA! (oops nao era um post acerca disto????? ^o) )

Anônimo disse...

Não existem opiniões estúpidas...mas sim estúpidos que opinam...

Anônimo disse...

eheheh vivá barrakeira!!! FODA-SE O ULTIMO ANONIMO K DISSE

Não existem opiniões estúpidas...mas sim estúpidos que opinam...


ISSO FODE-TE OUVIS-TE?? VAI ENGOLIR MERDA

Anônimo disse...

looooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

epah é obvio q os digo mas prefiro nao mostrar esse meu lado num blog..
nivel é sempre preciso meus queridos!!

xD


va, sejam chiques como eu ta? ;)

Anônimo disse...

Gente... o curso nao e o melhor.. mas como certa gente diz... o curso nao e so o que aprendes na universidade..., mas sim o que fazes dele... Se so vais as aulinhas, ouvir os profs e apontar toda a merda que nao interessa a ninguem que eles dizem... ai e um curso de merda.. Agora, se abrires os teus horizontes e procurares saber mais por ti proprio e tar atento as noticias do turismo... ai talvez tenhas mais sucesso...Ou entao fazeres p ser alguem. Fica o aviso.

Mais uma vez, caros bloguistas, um bem-haja por construirem este blog. Continuem assim.

Anônimo disse...

Com isto tudo, o Joel deveria ser o reitor da universidade de Coimbra.
Força Joel!
Estou contigo!
Nunca desistas, um dia chegarás lá!
(com uns 70 anos, 3 cadeiras em atraso, e muita recém-chegada a TLP consumida).